Saiba quanto custa a Gestão de Redes Sociais

Seja uma grande empresa ou uma pequena marca, a presença nas redes sociais mostra ser a melhor forma para alcançar o seu público e comunicar abertamente o seu negócio aos seus consumidores. Por isso, é natural que esteja interessado em saber quanto custa a gestão de redes sociais.

gestao-redes-sociais-preco

O que é a gestão de redes sociais?

A gestão de redes sociais é um conjunto de ações, desde a criação de conteúdo ao acompanhamento e avaliação dos resultados, que têm como objetivo a otimização dos canais online. Cada rede social é um canal diferente com caraterísticas próprias e o que funciona no Facebook, pode não funcionar no LinkedIn, por exemplo.

Estar presente nas redes sociais:

  • Aumenta a notoriedade do seu negócio;
  • Estabelece um relacionamento de proximidade com os seus consumidores;
  • Mantém a sua marca na mente de quem o segue e vê os seus anúncios/publicações.

Segundo dados da Marktest, um terço dos utilizadores portugueses de redes sociais já fez compras em algum destes canais. Ou seja, além de notoriedade, pode aumentar significativamente a faturação do seu negócio se souber aproveitar as oportunidades que as redes sociais têm ao seu dispor. Mesmo que os consumidores não efetuem uma comprar naquele momento, vão lembrar-se de si quando precisarem das soluções que o seu negócio lhes dá.

Sabe como construir a proposta única de valor do seu negócio? Encontre as respostas neste artigo.

 

A importância de escolher profissionais para gerir as suas redes sociais

Existe a crença de que gerir redes sociais é fácil. No entanto, quando pomos as mãos na massa, acaba por não ser assim tão simples.

A gestão de redes sociais exige muita especialização, estratégia e planeamento. Por isso, a menos que tenha na sua empresa alguém dedicado a esta área, deve considerar deixar a gestão das suas redes sociais a cargo de uma equipa de profissionais.

Com uma equipa de profissionais a gerir as redes sociais do seu negócio, vai conseguir:

  • Ter um plano de comunicação, uma linha editorial e uma estratégia de Marketing bem definidas;
  • Comunicar de forma assertiva e consistente a mensagem da sua marca;
  • Alcançar um bom posicionamento no mercado;
  • Destacar-se dos seus concorrentes;
  • Chegar a mais pessoas interessadas no que o seu negócio tem para oferecer;
  • Criar uma comunidade com o seu público.

Sabia que na Global Pixel temos profissionais aptos a gerir as redes sociais do seu negócio?

 

Qual o preço da Gestão de Redes Sociais?

O preço da gestão de redes sociais pode variar muito dependendo de quem está a prestar o serviço e da complexidade do serviço pretendido.

Em Portugal, a média de preços para a gestão de redes sociais anda à volta dos 250€ por mês. Ainda assim, é possível encontrar este serviço a um valor mais baixo, como 100€, e também a valores bem mais altos, que podem chegar aos 1000€ por mês.

Independentemente do custo, a gestão de redes sociais é um serviço que vale a pena externalizar, ainda mais se não tiver uma equipa interna dedicada ao marketing digital na sua empresa.

O custo da gestão de redes sociais vai sempre variar, e isto acontece sobretudo devido à diversidade de canais e indústrias. A escolha do profissional que vai gerir as suas redes sociais também terá influência na conta final. De um modo geral, um profissional freelancer pouco conhecido irá cobrar menos do que uma agência de marketing digital com uma grande equipa e uma posição bem estabelecida no mercado.

5 principais fatores que influenciam a variação de preços na gestão de redes sociais

1. Número de páginas de redes sociais que serão geridas:

A carga de trabalho e o tempo necessário para o projeto variam de acordo com o número de páginas/canais que pretende incluir no serviço de gestão de redes sociais que está a contratar. Mais páginas significam mais conteúdo e mais tempo investido, principalmente porque cada canal tem as suas necessidades e caraterísticas próprias. Um plano só para o Facebook será mais barato que um plano que inclua mais duas ou três redes sociais.

2. Criação de conteúdo e Frequência das publicações:

Nas redes sociais, se não aparece com regularidade, acaba por ser esquecido, tanto pelas pessoas que o seguem como pelo próprio algoritmo que vai deixando de apresentar a sua página por falta de conteúdo relevante.

À semelhança do que acontece com nos sites, o conteúdo é muito importante para o desempenho orgânico das suas redes sociais. A criação de conteúdo original, interessante e útil para o seu público é um dos fatores que o vai diferenciar dos seus concorrentes.

Não basta publicar com frequência, é preciso publicar conteúdo de qualidade. Criar conteúdo de qualidade que dê destaque à sua marca e apele ao seu público dá trabalho e por isso influencia muito o preço da gestão de redes sociais.

3. Tipo e formato do conteúdo:

Existem muitas possibilidades disponíveis quando se fala no tipo de conteúdo que se pode publicar nas redes sociais. As opções disponíveis podem variar consoante o canal escolhido, mas, de um modo geral, todas permitem fotografia, texto e vídeo. É aconselhável que aproveite ao máximo todas as funcionalidades de cada um dos canais para que a sua página tenha um melhor desempenho.

No caso do Instagram, por exemplo, as publicações no feed e as publicações nas stories têm formatos diferentes, e criar estas variações leva tempo. É esperado que se o seu plano incluir muitas imagens de diferentes formatos e ainda vídeos e stories, possa ser mais dispendioso.

A criação de conteúdo em vídeo, por exemplo, é normalmente mais cara. Este tipo de conteúdo envolve mais trabalho e especialização, e é por isso que muitas marcas não apostam nesse setor. Ainda assim, este é o tipo de conteúdo que mais favorece a sua marca e faz com que as suas publicações apareçam a mais pessoas. Ao usar conteúdo de vídeo, poderá esperar maior interação com as suas publicações e também um maior retorno do seu investimento.

4. Serviço de atendimento ao cliente/ gestão da comunidade:

Muitas vezes, as redes sociais acabam por funcionar como uma ferramenta de atendimento ao cliente, que em vez de telefonar, envia mensagem ou comenta nas redes sociais para deixar a sua opinião e esclarecer eventuais dúvidas. Se pretender que o gestor de redes sociais desempenhe também a função de mediador e gestor de comunidade, pode esperar um preço extra na sua fatura.

Algumas das tarefas do serviço de atendimento ao cliente são:

  • Resposta e mediação de comentários de clientes nas publicações da marca;
  • Comentar e partilhar publicações relevantes para a sua marca/negócio;
  • Interagir com outras pessoas e páginas, promovendo um maior alcance orgânico.

Esteja muito atento à gestão da comunidade, especialmente se não estiver a investir em meios pagos para aumentar o alcance do seu negócio nas redes sociais.

5. Criação e gestão de anúncios:

É difícil crescer nas redes sociais recorrendo apenas a meios orgânicos (não pagos). Portanto, é provável que queira para a sua marca um plano de gestão de redes sociais que inclua anúncios. Este vai ser mais um ponto a causar variação no preço da gestão de redes sociais.

A criação, gestão e otimização dos anúncios em redes sociais consome muito tempo e requer bastante conhecimento e especialização para garantir que está a investir o seu dinheiro da forma correta, logo vai também ser mais dispendioso.

Pode ser mais dispendioso, mas será também mais vantajoso para o seu negócio. Porquê? Porque é graças aos anúncios que vai conseguir aumentar largamente o alcance da sua marca e potenciar os seus resultados. Vai chegar a mais pessoas que se poderão tornar clientes e comprar os seus produtos ou serviços.

Saiba como podemos ajudar o seu negócio através do Facebook Ads!

 

Como é que o serviço será cobrado?

O mais comum, é o serviço de gestão de redes sociais ser cobrado por mês ou então por projeto. No entanto, o melhor é mesmo tratar desta questão com o profissional antes de adjudicar o serviço.

Cobrança por mês:

  • Método ideal para qualquer projeto de caráter longo;
  • O cliente deve ser atualizado com frequência (ao longo do mês, todos os meses ou conforme estipulado entre ambas as partes) sobre os progressos do trabalho;
  • Fomenta uma relação estável entre cliente e profissional.

Cobrança por projeto:

  • Mais usado quando se trata de uma campanha promocional feita pontualmente, por exemplo;
  • Qualquer trabalho fora do plano inicial será cobrado como um serviço adicional.

Não existe um método de cobrança melhor que o outro. Cada cliente, projeto e profissional são únicos, por isso ficará a cargo de cada caso decidir o que funciona melhor para si e qual a sua forma de trabalhar.

 

Pode até encontrar uma tabela de preços de gestão de redes sociais. No entanto, os valores do serviço vão sempre depender de diversos fatores que por sua vez, vão depender dos profissionais que escolher para trabalhar consigo.

A única forma de saber com certeza quanto vai pagar pela gestão de redes sociais, é contactar um gestor de tráfego ou agência de marketing digital, descrever detalhadamente o que pretende para o seu negócio e pedir um orçamento.


No caso da Global Pixel, o serviço de gestão de redes sociais está disponível desde 135€ por mês (valor sem IVA). Este valor é referente a um pacote base. Dependendo das necessidades do seu negócio, vamos sugerir-lhe o plano mais adequado para o seu caso.

O pagamento será mensal e os diferentes pacotes têm vantagens para quem escolher trabalhar connosco durante um período de tempo mais longo. Recomendamos sempre um mínimo de seis meses, para conseguirmos implementar o seu plano e medir resultados, isto porque os resultados não são imediatos e precisamos de tempo para perceber o que resulta no caso único do seu negócio.

Para saber qual o preço da gestão de redes sociais adequada às necessidades do seu negócio, fale connosco!
Estamos inteiramente disponíveis para o ajudar a encontrar a fórmula certa para si!

PEDIR ORÇAMENTO
 
Voltar

Também poderá gostar

Chat
Bem-vindo à Global Pixel! Podemos ajudar?
Mascot Pixel
Mascot Pixel
Mascot Pixel
Mascot Pixel
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.