Marketing nas redes sociais: Vantagens e Desvantagens

Provavelmente terá uma (ou até várias) página de redes sociais para o seu negócio. Mas será que está a conseguir tirar o melhor partido dela?

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Se o seu negócio ainda não tem uma página de redes sociais, saiba que uma comunicação ativa e consistente nestas plataformas o pode ajudar a estar mais próximo do seu público. Além de que, vai contribuir para fortalecer a ligação com os seus clientes e destacar a sua marca dos seus concorrentes.

Dados do Data Reportal dizem-nos que, em janeiro de 2022, Portugal tinha 8,50 milhões de utilizadores nas redes sociais. Este número, que também inclui páginas de redes sociais de empresas, representa cerca de 83% da população portuguesa.

No estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais, também de 2022, da Marketest, estima-se que o número de redes sociais em que os portugueses têm conta mais que duplicou nos últimos 10 anos. E o Instagram já é a rede social com maior penetração entre os utilizadores mais jovens.

Olhando para estes dados, conseguimos perceber que são muitas as pessoas que estão presentes nas redes sociais todos os dias. Se não está a posicionar estrategicamente o seu negócio nestas plataformas, está a desperdiçar oportunidades de negócio.

Ainda assim, como para todos os assuntos, existem vantagens e desvantagens. Ao longo deste artigo vamos dar-lhe a conhecer as vantagens e as desvantagens do marketing nas redes sociais. Conte ainda com algumas dicas que poderá seguir para conseguir superar as desvantagens.

Confira 10 vantagens do marketing nas redes sociais:

1. Alcançar grandes audiências.

Como vimos nos dados apresentados acima, existem milhões de utilizadores de redes sociais, só no universo português. Por isso, é uma grande oportunidade para o seu negócio alcançar uma grande quantidade de pessoas que podem estar interessadas no que a sua marca tem para oferecer.

2. Estabelecer uma linha de comunicação direta com o seu público.

O marketing nas redes sociais é uma das poucas estratégias que lhe permitem estabelecer uma relação direta com o seu público.

A comunicação entre seguidores e a sua marca dá-lhe a oportunidade de:

  • Conhecer melhor o seu público;
  • Proporcionar um melhor serviço de apoio ao cliente;
  • Perceber a forma como os seus seguidores percecionam a sua marca.

Pode ainda usar esta informação e relação privilegiada com o seu público para otimizar a sua estratégia de forma a conseguir responder cada vez melhor às necessidades dos seus clientes.

3. Possibilidade de criar conteúdo orgânico.

Outra grande vantagem das redes sociais é a possibilidade de criar conteúdo orgânico, ou seja, sem precisar de gastar dinheiro. Esta vantagem dá-lhe a possibilidade de entregar informação de valor e que seja útil aos seus seguidores e potenciais clientes. Pode ainda publicar todo o conteúdo que quiser para interagir com a sua audiência.

4. Acesso fácil a serviços pagos de anúncios.

Apesar de tudo o que é possível fazer de forma orgânica nas redes sociais, muitas vezes é preciso ir mais além para atingir resultados ainda melhores. Pode optar por investir em campanhas de anúncios e publicações patrocinadas, graças às ferramentas proporcionadas por cada plataforma. Assim, irá conseguir melhores resultados alinhados aos seus objetivos. Será ainda capaz de segmentar os seus anúncios de maneira a aparecerem no feed dos utilizadores que têm interesse ou procuram pelos seus produtos ou serviços.

É importante ter em conta que as possibilidades pagas vão variar consoante a plataforma que utilizar.

Graças aos anúncios nas redes sociais terá ainda a possibilidade de expandir o seu negócio e encontrar novos clientes.

  • Mais seguidores!
  • Mais reconhecimento!
  • Mais clientes!
  • Mais vendas!

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5. Construir reconhecimento de marca.

Outra vantagem das redes sociais é poder construir uma reputação para a sua marca. Quando publica conteúdo nas redes sociais está a expor a sua marca e os seus valores aos seus seguidores. Ao longo do tempo esta exposição vai traduzir-se num maior reconhecimento, uma vez que quanto mais as pessoas são expostas à sua marca, mais familiar ela se torna. A familiaridade da sua marca vai trazer-lhe mais conversões, porque as pessoas tendem a comprar/solicitar serviços de marcas que conhecem bem.

Mais um ponto interessante é a possibilidade de partilhar os conteúdos que foram publicados organicamente. A sua audiência vai poder partilhar com a sua rede de contactos os conteúdos que publicar na página da sua marca. Isto vai traduzir-se num crescimento ainda maior do reconhecimento e é uma excelente forma de atrair novas pessoas e gerar novas conversões. Por isso, não se esqueça, é muito importante apostar em conteúdo que seja relevante para as pessoas e que além de promover o seu negócio vá ao encontro dos interesses da audiência.

6. Direcionar tráfego para o seu site.

As redes sociais são uma ótima ferramenta para gerar tráfego para o site do seu negócio. Uma vez que, quando publica conteúdos nas redes sociais tem a possibilidade de adicionar um link para direcionar a sua audiência para o seu site.

No site, a sua audiência vai poder ficar a saber mais sobre o conteúdo que publicou bem como, conhecer mais sobre o seu negócio. Poderá ainda usar o seu site para colocar um formulário onde os seus clientes podem fazer marcações, se fizer sentido para o seu negócio.

Já leu este artigo? “A importância de investir num site profissional”.

7. Possibilidade de avaliar a performance.

As redes sociais permitem-lhe fazer um acompanhamento detalhado da performance dos seus conteúdos e também das campanhas.

Graças às estatísticas disponibilizadas por cada plataforma, pode determinar quantas pessoas viram a sua publicação, quantos likes e comentários conseguiu, quantas partilhas foram feitas e até em que data e hora as suas publicações tiveram mais alcance, entre outros dados.

Algo semelhante acontece com as campanhas. Se tiver uma campanha de anúncios ativa poderá avaliar em tempo real a sua performance e otimizar o seu conteúdo com o intuito de melhorar resultados.

8. Criar uma conta nas redes sociais é grátis!

Uma das maiores vantagens das redes sociais é provavelmente o facto de ser completamente grátis começar. Nenhuma das grandes plataformas requer pagamentos no momento de criar a sua conta, o que lhe dá liberdade para investir a quantia que quiser e apenas quando e se achar necessário.

9. Os utilizadores ajudam o seu negócio a crescer.

Através das partilhas, dos comentários e das menções, os seus seguidores estão a ajudar o seu negócio a crescer e existe ainda a possibilidade do seu conteúdo se tornar viral. Este fenómeno não acontece em mais nenhuma vertente do marketing.

Nas redes sociais, publica conteúdos que são vistos e partilhados pelos seus seguidores, que, por sua vez, partilham com os seus seguidores e por aí adiante. Graças às partilhas, terá um alcance muito superior ao esperado e com um custo mais baixo quando comparado a uma campanha de marketing tradicional.

10. Oportunidade para reunir insights valiosos.

As redes sociais são uma excelente fonte de informação sobre os seus consumidores. Pode, e deve, tirar partido dessas informações para conhecer em mais detalhe as caraterísticas do seu público e tomar melhores decisões estratégicas.

Aqui poderá concentrar-se no que as pessoas gostam sobre si e sobre o seu negócio e de que maneira pode melhorar os seus produtos ou serviços para responder melhor às necessidades da audiência. Se souber aproveitar estes insights, conseguirá destacar-se dos seus concorrentes.

 

Contudo, como em qualquer estratégia de marketing, também existem desvantagens. Desvantagens essas que não significam que não deve apostar nas redes sociais do seu negócio. Pelo contrário, pode encarar as desvantagens como obstáculos a superar ao longo do desenvolvimento da sua estratégia.

Conheça 4 desvantagens do marketing nas redes sociais e saiba qual a melhor forma para ultrapassar cada uma delas:

1. Pode receber feedback negativo.

As pessoas não dão uso às redes sociais apenas para partilhar conteúdos de que gostam ou com que se identificam. Muitas vezes, é às redes sociais que os consumidores recorrem para partilhar coisas de que não gostam e experiências menos boas que tiveram com alguma marca.

Como superar?

Uma crítica ou comentário negativo é também uma oportunidade para admitir o erro e pedir desculpa, se for caso disso. Em suma, não deixe os comentários negativos sem resposta. É natural que o seu negócio não vá agradar a toda a gente ou que situações menos positivas possam surgir. No entanto, saber dar resposta às críticas vai humanizar o seu negócio e demonstrar os seus valores.

2. Está mais exposto a polémicas e situações embaraçosas.

É essencial ter cuidado com o que publica nas redes sociais do seu negócio. Vai haver sempre alguém à espera que cometa um erro.

Como vimos anteriormente nas vantagens, é fácil partilhar conteúdo nas redes sociais e esse conteúdo pode até tornar-se viral. E se um bom conteúdo é mais difícil de tornar viral, uma situação embaraçosa ou uma polémica, podem ficar virais em poucos minutos.

Como superar?

Antes de publicar ou partilhar qualquer tipo de conteúdo, faça muita pesquisa acerca da informação que está a transmitir. Tenha também atenção a possíveis conotações negativas do seu conteúdo, quer seja foto, vídeo, texto, ou até uma simples hashtag. Uma pesquisa bem conduzida e produção de conteúdos cuidada vai prevenir que no futuro veja o seu negócio envolvido em situações embaraçosas e polémicas.

3. As campanhas e a criação de conteúdo original exigem muito tempo.

No que às redes sociais diz respeito, não basta aparecer uma vez e já está. Uma estratégia de marketing nas redes sociais deve ser um processo continuo que, por isso, exige muito tempo e atenção da nossa parte.

É necessário estar sempre em cima do acontecimento, criar e partilhar novos conteúdos com alguma regularidade, interagir com os seguidores e ainda atender aos resultados e possíveis otimizações. Como vê é um processo que requer dedicação e nem sempre é possível para as empresas despender tanto tempo nesta vertente.

Como superar?

Se não tem tempo no seu dia a dia para se dedicar às redes sociais e ficar de fora não é uma opção, deve considerar entregar esta tarefa a uma agência de marketing digital.

Como já percebemos, gerir campanhas consegue ser desafiante e na agência vai encontrar profissionais que têm anos de experiência nestas questões e o vão ajudar a potenciar o seu negócio.

Não são apenas as campanhas que beneficiam de ajuda externa. Os seus conteúdos também podem estar incluídos no bolo. Procure uma agência de marketing digital que o ajude a traçar uma estratégia de marketing nas redes sociais, com um plano de comunicação consistente e adaptado ao seu público e às várias plataformas.

Sabia que na Global Pixel temos profissionais aptos a gerir as redes sociais do seu negócio?

4. Tem de esperar para ver resultados.

Quando investimos o nosso dinheiro em alguma coisa, queremos ver resultados imediatos. Nas redes sociais não é diferente. É natural querer saber se o esforço e dinheiro investido está a ser bem empregue. No entanto, as redes sociais não vão trazer resultados instantâneos.

É necessário manter a regularidade na publicação de conteúdos e ajustar as campanhas de forma a encontrar o que funciona melhor para o seu negócio. É importante lembrar que a gestão de redes sociais é uma maratona e não um sprint.

Como superar?

A única forma de superar esta desvantagem é ser paciente. Muitas vezes só conseguirá resultados ao fim de algumas semanas de testes e otimizações. Ainda assim, por todas as vantagens que listamos anteriormente, valerá a pena!

Enquanto aguarda os resultados, pode direcionar a sua atenção para a performance das suas publicações orgânicas e perceber qual poderá ser o próximo passo.


Ficou com dúvidas? Contacte-nos!

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Na Global Pixel entregamos:

  • Análise da concorrência;
  • Definição da estratégia de comunicação;
  • Produção de conteúdos e layouts criativos;
  • Monitorização de resultados e apresentação de relatórios;
  • Publicações e planos estratégicos adaptados às diferentes plataformas (Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, etc.).

 

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