Criar site grátis: Conheça os problemas e desvantagens

Criar um site grátis pode ser uma opção tentadora para quem tem um orçamento limitado. No entanto, é importante conhecer as limitações e desvantagens associadas a este serviço gratuito.

criar-um-site-gratis.jpg

 

Criar um site é um ponto essencial para os negócios que querem estabelecer uma forte presença online. Contudo, a decisão de criar um site gratuito ou contratar um serviço profissional pode despertar dúvidas em muitos proprietários, principalmente se tiverem um orçamento limitado.

Embora um site grátis pareça uma alternativa atraente, é importante conhecer e considerar as desvantagens e limitações associadas a esse serviço uma vez que, as limitações dos sites gratuitos podem afetar a aparência, funcionalidade e segurança do seu site.

Investir num serviço profissional para a criação do seu site é uma garantia de que terá um site personalizado, apto para responder às necessidades do seu negócio, seguro e funcional, tanto para si como para os utilizadores.

 

10 Desvantagens de criar um site grátis

1. Os recursos são limitados

A maioria dos sites gratuitos tem um conjunto limitado de recursos quando comparados com os recursos que os sites pagos oferecem.

Uma opção grátis diminui as funcionalidades criativas do seu site e sujeita-o a tecnologia, muitas vezes, ultrapassada e pouco eficiente. As limitações podem ainda afetar o armazenamento de conteúdo, personalização e outros recursos importantes para a funcionalidade do seu site.

2. Está sujeito a publicidade e anúncios indesejados

É comum os sites grátis incluírem anúncios, como forma de manter o serviço ativo. Estes anúncios podem não ter nada a ver com o seu negócio. Além disso, vão prejudicar a imagem profissional da sua marca e podem ainda dificultar a navegação do seu site e afugentar os utilizadores.

3. É prejudicial para a credibilidade do seu negócio

Regra geral, os sites gratuitos não têm um aspeto tão profissional quanto sites pagos. Todas as limitações, falta de destaque e baixa funcionalidade vão prejudicar a opinião que os utilizadores têm do seu negócio. Isto vai afetar a credibilidade do seu site e pode diminuir a confiança que os utilizadores têm na sua marca, levando-os a procurar outra opção junto da concorrência.

4. Não tem domínio próprio e o site não lhe pertence

Ao criar um site grátis, não terá total controlo sobre o design, funcionalidade e segurança do seu site. Além disso, os sites grátis geralmente fornecem um subdomínio, associado ao nome da plataforma gratuita, em vez de um domínio personalizado.

Nestes casos, o nome da plataforma acaba por ganhar mais destaque do que o nome da sua empresa. Terá também um endereço URL complicado e difícil de memorizar. Isto pode afetar a capacidade do seu site ser encontrado pelos motores de busca e prejudicar a visibilidade da sua marca online.

O que se pretende é que o sucesso do seu negócio dependa de si e não de terceiros. No entanto, ao construir o seu site de forma gratuita, nunca terá o controlo total sobre o seu site e vai estar sempre dependente da plataforma e das suas limitações.

5. Falta de suporte técnico e servidores instáveis

É muito raro encontrar um serviço de criação de sites gratuito que ofereça suporte técnico ou apoio ao cliente. Por isso, ao optar por um site gratuito, o mais provável é que quando surgir um problema, o tenha de resolver sozinho.

Por ser um serviço grátis, vai chamar a atenção de muitas pessoas, o que pode sobrecarregar os servidores, resultando numa progressiva queda na qualidade do serviço ou até mesmo fazer com que o seu site deixe de estar disponível. Ao recorrer a sites grátis, corre o risco de perder o seu site e conteúdo de um momento para o outro, sem quaisquer garantias de recuperação.

Muitas plataformas de sites gratuitos têm um tipo de alojamento web lento e espaço em disco limitado, que podem prejudicar o crescimento do seu negócio online.

Um dos objetivos na criação de um site para o seu negócio é crescer, certo? Então porque é que há-de escolher uma opção cheia de limitações que lhe trará problemas a longo prazo?

6. Muitas limitações no design e templates todos iguais

Em certos casos, pode ser útil ter alguns templates preparados para usar no seu site. No entanto, quando recorre a plataformas de sites grátis, está sujeito aos mesmos templates standard que estão disponíveis para todas as pessoas. Estas limitações de design, destroem a criatividade e os recursos e impedem-no de desenvolver uma identidade única para a sua marca.

Contrário ao que acontece numa solução paga, construída de raiz para responder as especificidades do seu negócio, numa plataforma gratuita nunca terá liberdade para modificar e adaptar o seu conteúdo além dos esquemas pré-definidos. Assim, não conseguirá destacar o seu negócio no meio de tantos outros e os utilizadores vão olhar para o seu site como sendo apenas mais um.

7. O armazenamento é limitado

Plataformas gratuitas têm muitas vezes limitações de armazenamento. Este pode ser um problema muito grande para o seu negócio, uma vez que tais limitações podem impedi-lo de apresentar, e armazenar, todas as informações e dados necessários ao seu negócio.

Assim, corre o risco de apresentar informações superficiais e incompletas sobre o seu serviço ou produto, deixando muitas questões por responder.

8. Não estão adaptados para dispositivos móveis

Quando cria um site é fundamental garantir que tudo funciona igualmente bem em dispositivos móveis.

Os telemóveis são cada vez mais o meio utilizado para procurar informação e se o seu site não está adaptado para funcionar corretamente neste contexto, é certo que os seus concorrentes lhe vão passar à frente.

As plataformas gratuitas normalmente não oferecem versões mobile, e quando oferecem estão cheias de limitações e escondidas atrás de planos pagos. Este aspeto irá complicar a utilização do seu site nesse tipo de dispositivos.

9. Dificuldades na indexação e na otimização do seu site

Criar o seu site através de uma plataforma gratuita vai prejudicar a visibilidade da sua marca nos resultados de pesquisa, por isso, a probabilidade dos utilizadores clicarem num site concorrente é muito maior.

Isto acontece porque o Google, ou outro motor de busca do género, dá prioridade a sites com conteúdo relevante, único e atualizado.

Como já vimos, ao construir o seu site de forma grátis, está a associá-lo ao nome da plataforma e não a criar uma posição em nome da sua marca. Desta forma, a indexação das páginas do seu site será muito lenta e vai ter muitos problemas em conseguir aparecer aos utilizadores.

Se quer trabalhar SEO para as páginas do seu site, aspeto fundamental para todas as empresas, terá muito mais facilidade em fazê-lo se recorrer a um serviço pago, onde tem total controlo sobre a forma como as páginas do seu site são construídas e otimizadas.

10. Não inclui conta de e-mail profissional

Quando contrata um serviço pago para a criação do seu site, contrata também um pacote que inclui contas de e-mail profissionais (exemplo: oseunome@asuamarca.pt). Este é um ponto fundamental para a credibilidade e profissionalismo da sua marca, que dificilmente vai encontrar se escolher criar um site grátis.

 

Problemas associados à criação de um site grátis

O barato, muitas vezes, acaba por sair caro, e os sites grátis não são exceção.

Criar um site numa plataforma gratuita pode apresentar vários problemas que, tanto a curto como a longo prazo, irão afetar a funcionalidade, aparência, credibilidade e segurança do seu site.

Entre os problemas mais comuns encontramos:

  • Anúncios que afetam a aparência profissional do seu site;
  • Recursos de armazenamento limitados;
  • Problemas de segurança;
  • Falta de apoio técnico;
  • Problemas de carregamento e indexação.

Por isso, embora uma opção gratuita possa ser aliciante, não abdique das comodidades básicas para dar ao seu site toda a segurança e profissionalismo necessários para um negócio bem sucedido.

 

Site gratuito vs Site profissional

A decisão entre criar um site grátis ou contratar uma agência que lhe faça um site profissional, vai depender do seu objetivo, orçamento e habilidade técnica.

Se o que pretende é um site simples para uso pessoal ou um blogue para preencher os seus tempos livres, um site grátis pode ser uma opção razoável. Por outro lado, se o que pretende é um site para a sua empresa, algo que marque a presença do seu negócio online, o recomendado será sempre investir num serviço profissional, de modo a garantir que consegue um site fidedigno, seguro e funcional.

 

5 Razões para investir num site profissional

Algumas das razões pelas quais deve considerar contratar uma equipa de profissionais para criar o seu site incluem:

  1. Acesso a design personalizado: Um serviço de criação de sites profissional tem em conta todas as especificidades do seu negócio e consegue alinhar o aspeto do site com a identidade visual da sua marca.
  2. Funcionalidades construídas à sua medida: Um serviço de criação de sites profissional é personalizado de forma a ir ao encontro das necessidades específicas do seu negócio. Como por exemplo, incluir recursos avançados de e-commerce, bancos de dados e integrações com plataformas externas.
  3. Garantia de segurança: Um serviço de criação de sites profissional garante a proteção e segurança do seu site contra ameaças como ataques cibernéticos e outras situações vulneráveis que possam pôr em perigo os seus dados e os dados dos clientes.
  4. Suporte técnico disponível e de confiança: Um serviço de criação de sites profissional inclui apoio técnico contínuo de forma a assegurar o correto funcionamento do seu site e resolver com eficácia e rapidez qualquer problema que possa surgir.
  5. Site otimizado para motores de busca: Um serviço de criação de sites profissional vai trabalhar para que o seu site esteja devidamente otimizado para motores de busca, contribuindo para o aumento da visibilidade da sua marca.

 

Em suma, cada caso é um caso, e talvez no seu caso, criar um site grátis seja a solução. No entanto, na grande maioria, os sites grátis vêm acompanhados de grandes limitações e dificilmente nos trazem resultados interessantes.

Se o que procura são resultados, esqueça as opções gratuitas e procure uma agência profissional para o ajudar na expansão do seu negócio online. A nossa recomendação é que invista num serviço profissional que lhe oferece garantias de um site funcional, seguro e representativo da sua marca.

 


Na Global Pixel, somos especialistas no desenvolvimento de soluções digitais, há mais de 12 anos, para as mais diversas áreas de negócio!

Estamos disponíveis para o apoiar no processo de criação e otimização do site do seu negócio!

PEDIR ORÇAMENTO
Voltar

Também poderá gostar

Chat
Bem-vindo à Global Pixel! Podemos ajudar?
Mascot Pixel
Mascot Pixel
Mascot Pixel
Mascot Pixel
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.