Vamos falar sobre SEO

SEO é a chave! Através da implementação de algumas técnicas vai conseguir potenciar o seu negócio online, sem dar cabo do seu orçamento!

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Contrário ao que ainda se pensa, o sucesso e visibilidade de um negócio online não dependem exclusivamente de quanto está a pagar para aparecer. Todos querem aumentar o tráfego do site, a visibilidade da marca e a conversão de clientes, e ainda há muitos negócios a acreditar que o segredo é pagar. No entanto, já pensou como seria se pudesse conseguir tudo isto, de forma gratuita?

Ter um site não é o suficiente para que o seu negócio apareça, bem posicionado, no Google. Existe um algoritmo que avalia a qualidade de vários parâmetros que influenciam a relevância do seu conteúdo. Mas então, como é que pode dar um lugar de destaque às páginas do seu site nos resultados de pesquisa?

SEO é a chave! Através da implementação de algumas técnicas vai conseguir potenciar o seu negócio online, sem dar cabo do seu orçamento!

O que é SEO?

Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de técnicas e estratégias utilizadas para melhorar a visibilidade e classificação de uma página web nos resultados de pesquisa de motores de busca tipo Google. O objetivo é atrair tráfego de qualidade para o seu site, de forma orgânica.

Acontece que, as pessoas provavelmente já estão à procura do seu negócio, dos produtos que vende ou dos serviços que disponibiliza. Então, através da otimização do seu site para ser encontrado em determinada pesquisa, pode atrair essas pessoas e transformá-las em clientes.

As estatísticas dizem-nos que a maioria das pessoas clica num dos primeiros resultados da pesquisa. É por isso essencial que o seu site esteja bem posicionado na página de resultados, para que possa ser o escolhido pelo utilizador.

A otimização do seu site vai dizer ao motor de busca que o seu conteúdo é relevante para a palavra-chave pesquisada. Isto requer esforço, e muita pesquisa, de modo a perceber como é que pode fazer match entre o que as pessoas procuram e o que o seu negócio tem para lhes oferecer.

Quais são os principais benefícios do SEO?

Como já percebemos, adotar estratégias de SEO pode ser muito vantajoso para a performance do seu negócio online! Confira alguns dos principais benefícios:

SEO é mais barato que pagar por anúncios:

O tráfego de pesquisa é “gratuito”, no sentido em que não vai estar pagar para aparecer, e isto pode ser visto como uma grande mais valia em relação a outras fontes de tráfego. No entanto, SEO requer bastante investimento de tempo.

É mais provável aparecer bem posicionado graças ao SEO do que a métodos pagos. Isto porque o motor de busca vai ter em conta a relevância do conteúdo que apresenta no seu site em relação à pesquisa feita pelos potenciais clientes.

Além disso, os resultados pagos (anúncios) estão em constante mudança, mas os resultados orgânicos mantêm uma posição tendencialmente mais consistente, porque o número de pesquisas também costuma ser consistente de mês para mês.

SEO atrai tráfego qualificado:

O SEO ajuda a atrair visitantes orgânicos relevantes para o seu site, o que pode traduzir-se num maior número de conversões e vendas.

SEO melhora a autoridade da sua marca:

Um bom desempenho nos resultados de pesquisa pode aumentar a autoridade da sua marca e ajudá-la a ser reconhecida como uma fonte de informações confiável sobre os assuntos relacionados com o setor.

SEO dá-lhe maior visibilidade online:

Se as páginas do seu site ocupam um lugar de destaque nos primeiros resultados da pesquisa, a sua marca é vista por mais pessoas. Isto contribui para o aumento de visibilidade e reconhecimento do seu negócio online.

SEO melhora a usabilidade e acessibilidade do site:

Ao otimizar o seu site para mecanismos de busca, pode torná-lo mais fácil de ser encontrado, e também mais fácil de navegar. Um site que tenha uma seja navegação simples, orientada para o que o utilizador procura, irá aumentar a satisfação do seu público.

SEO diminui a dependência de anúncios pagos:

Ao atrair tráfego orgânico para o seu site, o SEO pode ajudar a reduzir a dependência que o seu negócio tem de anúncios pagos. Desta forma vai conseguir economizar dinheiro e aumentar a eficiência do seu orçamento.

6 Pontos-chave para começar em SEO:

1. Entregue às pessoas o conteúdo que elas procuram – SEO não é apenas funcionamento de algoritmos. Trata-se de entregar conteúdo relevante que responda às perguntas das pessoas que procuram por determinado tema. Se o conteúdo não for relevante, nunca será capaz de posicionar a sua página em primeiro lugar.

Por isso, deve trabalhar sempre com base nas necessidades das pessoas. As pessoas normalmente recorrem aos motores de busca com um intuito específico, seja ele comprar algo, obter informações ou tirar dúvidas. Logo, as páginas do seu site devem ser pensadas e construídas tendo em conta as reais necessidades e dores do seu público.

2. Dê um título atraente e uma descrição relevante à sua página – O título tem de ser algo apelativo que leve as pessoas a abrir a página. Encontre algo que chame a atenção do utilizador, quer por ser intrigante ou por ser a solução que este procura para o problema que tem.

3. Garanta uma boa experiência de navegação ao utilizador – Não é só o conteúdo que importa numa página. É muito importante que consiga garantir que as páginas do seu site carregam rapidamente, estão adaptadas a todos os dispositivos, têm uma navegação intuitiva e são de fácil leitura.

4. Tenha bem presente quais os seus objetivos de negócio – Para que é que o seu negócio precisa de SEO? É importante ter prioridades estabelecidas, de forma a ir ao encontro do que é mais importante para o seu negócio neste momento. Está a investir o seu tempo em SEO porque procura aumentar o número de visitas do seu site ou porque precisa de reduzir o custo das campanhas de anúncios? Não podemos querer tudo ao mesmo tempo, por isso, estabeleça as sua prioridades.

5. Escolha as palavras-chave certas – Escolher as palavras-chave é um passo essencial em SEO, porque só assim pode criar conteúdo que seja relevante para determinado tema. São as palavras-chave que vão determinar a probabilidade das suas páginas aparecerem à pessoa certa, no momento certo.

Saiba mais sobre a escolha de palavras-chave!

6. Otimize os seus conteúdos (e não se esqueça das imagens!) - Agora que definiu as palavras-chave e qual o seu objetivo com SEO, chegou o momento de otimizar todos os conteúdos. A otimização deve ser feita página a página e existem muitas opções de formato para os conteúdos. Texto, vídeo e imagem são os mais comuns. Não se esqueça que as imagens também contam e é igualmente importante que estejam otimizadas.

Siga estes passos e as páginas do seu site estarão, sem dúvida, mais perto de ser encontradas nos primeiros resultados do Google!

 

O trabalho de otimização de um site não termina! Na Global Pixel, trabalhamos SEO de forma contínua para conseguirmos dar às páginas do seu site o merecido lugar de destaque nos resultados de pesquisa!

Fale connosco e saiba o que podemos fazer para melhorar o tráfego orgânico do seu site!

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