Vamos falar sobre Email Marketing

Ainda é comum encontrar pessoas que não usam redes sociais ou não possuem smartphone. No entanto, quando falamos de e-mail, é difícil encontrar quem não tenha conta criada.

vantagens-email-marketing

O e-mail é um canal necessário para nos podermos registar em qualquer serviço online e exige pouco esforço na sua criação, caraterísticas que o tornam favorito entre utilizadores.

Estima-se que o número de utilizadores de e-mail atinja 4,37 mil milhões em todo o mundo, em 2023. Cerca de 92% das pessoas usam este recurso, sendo que 61% o usa diariamente. Inclusive, 72% dos consumidores optam pelo e-mail quando escolhem um canal de comunicação com as marcas.

Contas feitas, o e-mail apresenta-se como um fator decisivo no sucesso do seu negócio. Porquê? Porque é um canal direto entre a sua empresa e os seus atuais e potenciais clientes.

 

O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma poderosa ferramenta de comunicação que, grosso modo, consiste no envio de correio eletrónico para um conjunto de utilizadores previamente definido como o seu público-alvo.

É o envio de e-mails personalizados para um conjunto específico de pessoas que escolheu receber informações sobre a sua empresa e que, consequentemente, escolheu partilhar os seus dados consigo. Graças a esta partilha, pode construir uma base de dados com todos os contactos e informações que lhe foram facultadas. Uma lista de contactos possui conhecimento valioso sobre a sua audiência, que pode utilizar para construir e-mails que sejam realmente interessantes para o seu público.

O e-mail marketing é a estratégia mais antiga do marketing digital, mas continua a ser considerada como um dos melhores e mais eficazes recursos de comunicação.

A criação de campanhas de marketing por e-mail é o canal com melhor Retorno do Investimento (ROI) ultrapassando, por exemplo as redes sociais ou os resultados provenientes da pesquisa paga.

Recorrendo a um simples e-mail, pode comunicar diretamente com o seu público e:

  • Divulgar ofertas e promoções;
  • Comunicar o lançamento de um novo produto/serviço;
  • Dar a conhecer eventuais melhorias no seu serviço;
  • Partilhar novidades através de uma Newsletter;
  • Lançar um alerta quando sair um novo artigo no Blog;
  • Confirmar uma compra na loja online.

Consulte os planos de E-mail Marketing que temos disponíveis para o seu negócio!

O e-mail marketing não só promove a relação entre o seu cliente e a sua marca, como também mantém o seu negócio bem presente na mente do seu público. Ou seja, o e-mail marketing ajuda-o a lembrar os seus clientes do valor e dos benefícios que podem ganhar se optarem pelo seu negócio.

Sabe como construir a proposta única de valor do seu negócio? Encontre as respostas neste artigo. 

 

6 benefícios do e-mail marketing para o seu negócio

1. Tem um grande alcance orgânico.

É praticamente impossível estar online sem ter um endereço de e-mail. Seja para efetuar registo num site, para criar conta nas redes sociais ou finalizar uma compra online, é sempre necessário ter uma conta de e-mail ativa.

A realidade é que não há nenhum canal com um alcance mais amplo do que o e-mail. Portanto, é um excelente meio para comunicar com o seu público.

2. É possível prever o impacto.

Muitas vezes, nas redes sociais, o algoritmo limita o número de vezes que as suas publicações aparecem no feed das pessoas que seguem o seu negócio. Sendo assim, torna-se bastante difícil prever o seu impacto. Contudo, no caso do e-mail marketing é possível controlar quem pode ver a sua mensagem, ou seja, se tem 200 contactos na sua base de dados para as quais vai enviar um e-mail, já sabe que todas elas vão receber a sua mensagem.

3. Tem um formato flexível.

Quando envia uma mensagem por e-mail, pode optar por uma mensagem curta e objetiva ou então pode escolher contar uma história mais longa. Pode escrever texto corrido ou incluir imagens apelativas, vídeo, emojis, etc. O e-mail apresenta a possibilidade de entregar a sua mensagem no formato que escolher, sem limite de caracteres, imagens ou links. É uma ótima oportunidade para libertar a criatividade e dar ao seu público conteúdo original e relevante.

4. Tem um elevado Retorno do Investimento (ROI).

De acordo com a Hubspot, por cada dólar investido em e-mail marketing, existe um retorno de 42 dólares, o que se traduz num ROI de 4,200%.

Quando comparado com outros canais, o e-mail marketing não requer grande investimento inicial para gerar um volume de receitas significativo. Para começar a sua estratégia de e-mail marketing bastam três coisas:

  • um domínio, para que a sua mensagem seja entregue de uma fonte credível;
  • uma ferramenta de email-marketing, existem várias, incluindo ferramentas gratuitas;
  • e alguém para produzir o conteúdo dos seus e-mails.

5. Melhora a relação com os seus clientes.

O e-mail é o canal ideal para comunicar diretamente com o seu público. Uma vez que são pessoas que lhe forneceram o seu contacto e escolheram receber as suas mensagens, é uma ótima oportunidade para estreitar relações com a sua audiência. Além disso, pode (e deve) aproveitar para enviar mensagens personalizadas para que os seus clientes de sintam especiais e se mantenham fiéis ao seu negócio.

6. Ajuda os clientes na decisão de compra.

E-mails promocionais, e-mails para relembrar que têm produtos no carrinho da sua loja online, e-mails com descontos exclusivos, as possibilidades são diversas. Nem sempre a decisão de comprar algum produto é feita de forma ponderada, muitas vezes os consumidores acabam por comprar por impulso. E o seu e-mail pode ser o gatilho que faltava para decidirem avançar com a compra.

Descubra as principais caraterísticas do E-mail Marketing!

 

Planear a sua estratégia de e-mail marketing

Antes de começar a escrever e enviar e-mails, é fundamental planear a sua estratégia. Este planeamento é mesmo importante, uma vez que e-mail marketing não é encher a caixa de correio eletrónico do seu público com e-mails ao calhas, mas sim entregar-lhes a mensagem certa, e relevante, na hora certa.

Para poder planear a sua estratégia de e-mail marketing, tenha em conta os seguintes aspetos:

Qual é o seu objetivo?

Como em todas as estratégias, é importante definir quais os seus objetivos. O seu objetivo com a campanha de e-mail marketing pode ser aumentar vendas, divulgar promoções, avaliar o serviço pós-venda ou manter o contacto com os seus clientes. Pode ter um ou vários objetivos para a sua estratégia, o ponto fundamental é que os tenha bem definidos, e sempre presentes, desde o início.

Defina a lista de contactos.

Objetivos definidos, como é que vai construir a sua lista de contactos? Precisa de reunir os contactos dos seus clientes para lhes poder enviar os seus e-mails. Pode fazê-lo de várias formas, algumas sugestões são:

  • pedir que preencham um formulário no seu site;
  • oferecer um ebook, ou outro conteúdo relevante, em troca do endereço de e-mail;
  • pedir diretamente que subscrevam a sua Newsletter.

Lembre-se que o importante é que os seus clientes estejam de acordo em partilhar consigo os seus dados e receber mensagens suas .

Atenção à segmentação.

Não pode esperar bons resultados se enviar o mesmo e-mail a pessoas com caraterísticas completamente diferentes. Por exemplo, um e-mail a oferecer um desconto em roupa de criança não faz sentido para uma pessoa que não tenha filhos.

É por isso essencial ter atenção à forma como vai segmentar o seu público e adequar o conteúdo das suas mensagens às caraterísticas de cada grupo. Qualquer que seja o critério escolhido, o importante é segmentar de forma a ir ao encontro dos objetivos que definiu inicialmente. São exemplos de critérios de segmentação:

  • localização;
  • idade;
  • género;
  • interesses;
  • tipo de interações anteriores com o seu negócio (por exemplo, se abriu o seu último e-mail);
  • etapa do funil de vendas em que se encontra.

Dedique tempo à criação de conteúdos.

Como já vimos anteriormente, vai precisar de alguém para produzir os conteúdos da sua mensagem. Apesar do e-mail ter um formato flexível, a criação do conteúdo é um passo fundamental no sucesso da sua campanha. Deve evitar erros de ortografia, imagens desadequadas à realidade do seu negócio e títulos que nada tenham a ver com o conteúdo da mensagem. Estas coisas podem levar a que os seus clientes fujam de si e deixem de querer receber os seus e-mails.

Defina a frequência de envio.

Dependendo dos seus objetivos e da informação que tem para partilhar, vai ter que definir a frequência de envio dos seus e-mails. Pode optar por uma Newsletter semanal ou mensal, conforme o volume de informação relevante que tiver para dar. Ou então, se o seu objetivo for saber a satisfação de um cliente após ter efetuado uma compra, faz sentido enviar um e-mail um ou dois dias depois da compra. Não existe uma fórmula mágica, existe sim o mais adequado aos seus objetivos e ao seu público.

Não se esqueça de medir o sucesso das suas campanhas!

É muito importante analisar os resultados das suas campanhas de e-mail marketing. Normalmente, as métricas mais utilizadas para medir os resultados das suas campanhas são:

  • Taxa de entrega;
  • Taxa de abertura;
  • Taxa de cliques (CTR);
  • ROI;
  • Taxa de conversão.

É graças a esta análise que vai conseguir otimizar a sua estratégia ao longo do tempo e obter ainda melhores resultados numa próxima campanha.


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